Nintendo

Nintendo foi fundada em 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi no Japão, e fabricava baralhos do tipo Hanafuda, um jogo tradicional japonês.

Na década de 70, diante das vendas cada vez mais baixas do baralho, a Nintendo resolve mudar de área e decide começar a produzir jogos elêtronicos, seguindo os passos de empresas que começavam a fazer grande sucesso como Bandai e Atari. Seu primeiro aparelho foi o Game & Watch, minigames com tela de cristal liquido criadas por Gunpei Yokoi.

O primeiro sucesso da empresa no mercado de games seria com o jogo Donkey Kong, criado por Shigeru Miyamoto, que viria a se tornar o principal designer da empresa.

 Em 1983 a Nintendo resolve entrar no mercado de consoles e lança o Famicom no Japão, console que fez muito sucesso no mundo inteiro vendendo mais de 60 milhões de unidades, este seria lançado em 1985 nos Estados Unidos como NES (Nintendo Entertainment System).

Em 1989 a Nintendo lança o primeiro videogame portátil da empresa, o Game Boy, que vendeu mais de 118 milhões de unidades em todo o mundo (incluindo o Game Boy Color)  e trouxe uma das franquias mais famosas em consoles portáteis da Nintendo: Pokémon.

Em 1991 ela lança o sucessor do Famicom, o Super Famicom (Super Nintendo no ocidente), videogame de 16 bits que vendeu 49 milhões de unidades.

Em 1996 chega a vez do Nintendo 64, lançado para fazer frente ao Playstation e Sega Saturn, ele vendeu mais de 32 milhões de unidades mundialmente e é o primeiro console poligonal da empresa se destacou com os jogos Super Mario 64 e The legend of Zelda: Ocarina of Time.

Em 2001 a Nintendo lançou dois consoles, o Nintendo GameCube que substituiria o Nintendo 64 e o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance.

O GameCube vendeu mais de 21 milhões de unidades e teve sucessos como o Resident Evil 4 e REmake, enquanto o Game Boy Advance vendeu mais de 80 milhões de unidades e teve sucessos como Metroid Fusion e Pokémon Emerald.

Em 2005 a Nintendo lançou o sucessor do Game Boy Advance, o Nintendo DS, que inovava com 2 telas e foi um grande sucesso, vendendo mais de 150 milhões de unidades (incluindo os modelos DS Lite, DSi e DSi XL).

Em 2006 saiu o Nintendo Wii, console que chamou a atenção de todo mundo pelo inovador pelos joysticks com sensor de movimento permitindo jogos com novas formas de jogar, acabou se tornando um grande sucesso e vendeu mais de 100 milhões de cópias mundialmente.

Em 2010 a Nintendo lança o Nintendo 3DS, sucessor do DS que traz duas telas sendo uma delas em 3D sem necessidade de uso de óculos. Vendeu mais de 70 milhões de unidades.

 Em 2011 foi a vez da Nintendo lançar o Nintendo Wii U, sucessor do Wii que vinha com um controle em forma de tablet e vendeu mais de 13 milhões de unidades mundialmente.

Em 2017 a Nintendo lançou o Switch, console hibrido que é portátil e de mesa também, com pode gráfico um pouco superior ao Wii U, o console está fazendo grande sucesso já tendo ultrapassado o Wii U em vendas, principalmente com a ajuda de dois jogos que entraram na lista de melhor do ano: Super Mario Odyssey e  The Legend of Zelda: Breath of the Wild.

Ano Fundação: 1889