Pular navegação[1]
Acessar BD Jogos em português Access BD Jogos in english
Voltar ao topo

Satoru Iwata

Foto de Satoru Iwata

Satoru Iwata (岩田 聡) foi o quarto presidente da Nintendo, ficando no cargo de 2002 até 2015 quando faleceu.

Começou como programador na HAL Laboratory e ficou famoso pela sua rapidez e em fazer códigos enxutos que funcionavam perfeitamente, um grande exemplo da sua habilidade foi com o jogo Pokémon Gold, aonde os desenvolvedores estavam em dificuldades para fazer o jogo caber no cartucho, e com a ajuda dele não só conseguiram ajeitar o jogo mas ainda tiveram a oportunidade de colocar o mapa do jogo Pokémon Red/Blue também.

Também salvou a produção do jogo Earthbound, dando a opção de recomeçar o código do zero afim de conseguir concluir o projeto. Super Smash Bros. foi outro jogo que também teve ajuda do Satoru Iwata.

Em 2002 Iwata se torna presidente da Nintendo, sucedendo Hiroshi Yamauchi. Sob sua direção a empresa desenvolveu dois consoles que fizeram muito sucesso de critica e financeiramente: Nintendo DS e Wii.

O sucesso que ele conseguiu com esses aparelhos fez com que em fosse eleito um dois 30 maiores CEOs no ano de 2009.

Entretanto, o lançamento do Wii U e do 3DS não foram tão bons como os dos consoles anteriores, fazendo com que a Nintendo operasse com perda financeira pela primeira vez em 30 anos. Com isso Iwata reduziu seu salário pela metade entre 2011 e 2014 para cortar custos.

Além disso, vendo o crescimento do mercado mobile, Iwata começou a focar nesse mercado se aliando a empresas para desenvolver jogos usando os ips da Nintendo.

Infelizmente, Iwata não chegaria a ver os resultados e sucesso da Nintendo com o Switch que ele ajudou a criar, em 2014 ele descobriu um cancer, que ele chegou a remover com sucesso, mas que voltaria em 2015 e assim faria com que ele falecesse em 11 de julho.

Também conhecido como: Wahyo Iwata,   岩田 聡,   Satoshi Iwata,   W. Iwata,   S. Iwata,   いわた さとる,   岩田聡,   uncredited

Nascimento:

Falecimento:


Links de Satoru Iwata

Empresas Fundadas

Créditos (268)

Produtor Executivo
Produtor Chefe
Produtor
Co-Produtor
Supervisor
Diretor de Programação
Programador Chefe
Programador Adicional
Programador
Programador Assistente
Supervisor Técnico
Animador
Pessoal
Consultor Técnico
Conselheiro Técnico
Ferramentas
Conselheiro
Agradecimento Especial