Sega

Sega é uma desenvolvedora e produtora de jogos, ficou famosa pelos videogames e arcades de sucesso que fez nos anos 80 e 90 principalmente.
Origens
A Standard Games, companhia antecessora da Sega, foi fundada nos anos 40 em Honolulu, Havaí por Martin Bromley, Irving Bromberg, e James Humpert, fornecendo máquinas de caça niqueis para bases militares. Com o fim da Segunda Guerra, os fundadores resolveram vender a Standard Games e fundar uma nova empresa de distribuição: Service Games.
Em 1951 foi proíbida nos Estados Unidos as máquinas de caça-níqueis, fazendo com que Bromley enviasse os funcionários Richard Stewart e Ray LeMaire para o Japão para estabelecer um novo distribuidor para fornecer máquinas para bases militares americanas naquele país. Em 1953 o nome da empresa mudou para Service Games of Japan.
Fundação
Em 1960 a Service Games of Japan acabou sendo fechada, e duas companhias foram criadas para assumir suas atividades: Nihon Goraku Bussan e Nihon Kikai Seizo. A data de criação delas foi em 3 de Junho de 1960, que é oficialmente a data de criação da Sega.
Em 1965, a empresa Rosen Enterprises fundada por David Rosen fez fusão com a Nihon Goraku Bussan, ele então se tornaria o novo diretor executivo da nova organização que se chama agora Sega Enterprises.
Em 1969 Rosen vendeu a Sega para o conglomerado Gulf and Western Industries, mas continuou no cargo de CEO da empresa e manteve a empresa crescendo e prosperando, conseguindo em 1974 colocar a Sega no mercado de ações abrindo o capital da empresa.
Sucesso nos Arcades
A Sega inicialmente era uma desenvolvedora que dava como prioridade os jogos de Arcade, apartir de 1978 os primeiros jogos de grande destaque começam a aparecer, como Monaco GP, Carnival, Turbo, Space Fury e o clássico Zaxxon.
SEGA AM1
Em 1984 a Sega cria a Sega-AM1, uma das primeiras divisões da empresa para fazer jogos de Arcade, os primeiros desenvolvedores dela foram Hisao Oguchi, Junichi Tsuchiya, Shuichi Katagi, Yoshiki Ooka e Yutaka Sugano.
Entre seus jogos de maior sucesso temos:
- Enduro Racer
- Thunder Blade
- Super Monaco GP
- Shinobi
- Alien Syndrome
- Fantasy Zone
- Altered Beast
- E-Swat
- Golden Axe
- Michael Jackson's Moonwalker
SEGA AM2
Em 1985, a Sega cria a Sega-AM2, divisão interna que chefiada pelo Yu Suzuki que sempre trouxe em seus jogos novas técnologias e técnicas para impressionar os jogadores, os primeiros desenvolvedores a fazer parte dessa divisão foram: Daisuke Sato, Junichi Yamada, Keiji Okayasu, Mika Kojima, Satoshi Mifune, Seiichi Ishii, Takashi Fujimura, Takeshi Isone, Tetsuya Kaku, Toru Ikebuchi, Toshihiro Nagoshi, Yu Suzuki e Yukinobu Arikawa.
Entre seus sucessos tivemos:
- After Burner
- OutRun
- Space Harrier
- Hang-On
- Virtua Racing
- Virtua Fighter
- Daytona USA
- Virtua Cop
- Virtua Striker
SEGA AM3
Criada em 1990, a Sega AM3 não obteve tanto sucesso quanto as outras divisões da Sega, seus primeiros desenvolvedores foram: Atsushi Saito, Junichi Tsuchiya, Kenji Arai, Kenji Sasaki, Tetsuya Mizuguchi.
Seus mais conhecidos jogos foram:
- Star Wars Arcade
- Cyber Troopers Virtual-On
- Manx TT Superbike
- Sega Rally Championship
- Last Bronx
- Decathlete
- Crazy Taxi
História nos Consoles
Em 1983 a Sega resolve entrar no mercado de consoles, lançando o seu primeiro videogame no Japão: o SG-1000, que não teve muita chance já que foi lançado ao mesmo tempo que o Famicom da Nintendo.
Com isso em 1985 a Sega resolveu lançar um novo console que tivesse hardware melhor que o concorrente, dai Nascia o Sega Mark III, conhecido aqui no ocidente como Master System. Infelizmente no Japão ele também não conseguiu fazer sucesso, a forte concorrência do Famicom junto com o contrato de exclusividade de várias desenvolvedoras com a Nintendo impediu o crescimento do Master System por lá, felizmente fora do Japão, mas precisamente na Europa e Brasil o Master System acabou fazendo grande sucesso e obtendo lançamentos até 1998 !
Em 29 de Outubro de 1988 a Sega tenta uma nova investida no mercado de consoles, desta vez com o Mega Drive, trazendo gráficos semelhantes aos fliperamas da época para tentar destronar o Famicom. O Mega Drive obteve bastante sucesso no ocidente ficando com mais de 50% da fatia do mercado norte-americano que até então era dominado pela Nintendo.
No Japão o Mega Drive não chegou a fazer tanto sucesso quanto nos Estados Unidos, tendo dificuldade em disputar com o Nintendo e posteriormente com o Super Nintendo, além do PC Engine que era um console bastante famoso por lá.
Em 22 de novembro de 1994 chega a hora do 32 bits da Sega, o Sega Saturn! Esse console possuía dois processadores de 32 bits e rodava jogos em CD, ele conseguiu de início uma excelente quantidade de vendas no Japão, sendo um dos consoles de maior sucesso da SEGA no território japonês.
Nos Estados Unidos o console não obteve o mesmo sucesso, algumas falhas no departamento de marketing da SEGA acabaram fazendo um lançamento com preço muito maior que o concorrente Playstation, e a dificuldade de achar o console inicialmente nas lojas acabou fazendo com que as vendas iniciais fossem mais fracas do que as obtidas no Japão.
Com isso o Saturn acabou tendo uma biblioteca de jogos excelente no Japão com mais de 1000 jogos, muitos deles não sendo localizados para o ocidente para tristeza dos donos do aparelho, que acabou vendo ele ser abandonado em 1998 para o lançamento do seu sucessor: Dreamcast.
Em 27 de novembro de 1998 saia no Japão o Dreamcast, console de 128 bits lançado para brigar com o Playstation e Nintendo 64, possuindo gráficos poligonais muito superiores ao que era visto até então nos concorrentes, conseguindo ports de jogos superiores aos dos fliperamas, como o fantástico Soul Calibur 2.
O Dreamcast teve uma recepção excelente, sendo bem vendido e tendo jogos excelentes na sua biblioteca como Sonic Adventure, Virtua Tennis, Daytona USA, Resident Evil: Code Veronica, Marvel vs Capcom 2, entre outros.
Infelizmente a SEGA financeiramente não estava bem das pernas, com muitas dívidas contraídas no período do Sega Saturn por várias decisões erradas tomadas nesse período. Mesmo com as boas vendas do Dreamcast, a empresa não tinha mais capital financeiro para se manter no mercado de consoles e em 31 de janeiro de 2001 ela anuncia sua saída, se tornando uma desenvolvedora third part.
Links de Sega
https://en.wikipedia.org/wiki/Sega
https://www.facebook.com/SEGA/
https://www.youtube.com/user/SegaAmerica
https://www.youtube.com/user/SEGA
bdPessoas Importantes
Filtrar por console
Filtrar por gênero
Lista de Jogos (1978)

Garnet Chronicle: Kouki no Maseki
Garnet Chronicle
Astonishia Story 2
ガーネット クロニクル~紅輝の魔石~

不思議のダンジョン2 風来のシレン
Fushigi no Dungeon: Fūrai no Shiren DS
Fushigi no Dungeon: Fuurai no Shiren DS

M¿nd Quiz: Your Brain Coach
Nounenrei: Nou Stress Kei Atama Scan
脳年齢 脳ストレス計 アタマスキャン

Sakura Taisen V Episode 0: Kouya no Samurai Musume
サクラ大戦V EPISODE 0 ~荒野のサムライ娘~

Virtua Fighter Cyber Generation: Judgment Six no Yabou
バーチャファイター サイバージェネレーション ~ジャッジメントシックスの野望~

Virtua Fighter Cyber Generation: Judgment Six no Yabou
バーチャファイター サイバージェネレーション ~ジャッジメントシックスの野望~

Shining Force: Kuroki Ryuu no Fukkatsu
シャイニング・フォース 黒き竜の復活

アイラブ ミッキーマウス ふしぎのお城 大冒険 / アイラブ ドナルドダック グルジア王の秘宝

Shining Force III Scenario 3: Hyouheki no Jashinguu
シャイニング・フォースⅢ シナリオ3 氷壁の邪神宮

Nomo Hideo no World Series Baseball
World Series Baseball '95
(野茂英雄のワールドシリーズベースボール

Worldwide Soccer: Sega International Victory Goal Edition
Sega International Victory Goal
ビクトリーゴール
International Victory Goal

Golf Magazine presents 36 Great Holes starring Fred Couples
Golf Magazine Apresenta 36 Great Holes Estrelando Fred Couples

The Story of Thor: A Successor of the Light
The Story of Thor: Hikari o Tsugumono
ストーリー・オブ・トア 光を継ぐ者

Dragon Crystal: Labyrinth of Tsurani
ドラゴンクリスタル ―ツラニの迷宮―
Dragon Crystal ―Tsurani no Meikyu―