Sega

Sega é uma desenvolvedora e produtora de jogos, ficou famosa pelos videogames e arcades de sucesso que fez nos anos 80 e 90 principalmente.
Origens
A Standard Games, companhia antecessora da Sega, foi fundada nos anos 40 em Honolulu, Havaí por Martin Bromley, Irving Bromberg, e James Humpert, fornecendo máquinas de caça niqueis para bases militares. Com o fim da Segunda Guerra, os fundadores resolveram vender a Standard Games e fundar uma nova empresa de distribuição: Service Games.
Em 1951 foi proíbida nos Estados Unidos as máquinas de caça-níqueis, fazendo com que Bromley enviasse os funcionários Richard Stewart e Ray LeMaire para o Japão para estabelecer um novo distribuidor para fornecer máquinas para bases militares americanas naquele país. Em 1953 o nome da empresa mudou para Service Games of Japan.
Fundação
Em 1960 a Service Games of Japan acabou sendo fechada, e duas companhias foram criadas para assumir suas atividades: Nihon Goraku Bussan e Nihon Kikai Seizo. A data de criação delas foi em 3 de Junho de 1960, que é oficialmente a data de criação da Sega.
Em 1965, a empresa Rosen Enterprises fundada por David Rosen fez fusão com a Nihon Goraku Bussan, ele então se tornaria o novo diretor executivo da nova organização que se chama agora Sega Enterprises.
Em 1969 Rosen vendeu a Sega para o conglomerado Gulf and Western Industries, mas continuou no cargo de CEO da empresa e manteve a empresa crescendo e prosperando, conseguindo em 1974 colocar a Sega no mercado de ações abrindo o capital da empresa.
Sucesso nos Arcades
A Sega inicialmente era uma desenvolvedora que dava como prioridade os jogos de Arcade, apartir de 1978 os primeiros jogos de grande destaque começam a aparecer, como Monaco GP, Carnival, Turbo, Space Fury e o clássico Zaxxon.
SEGA AM1
Em 1984 a Sega cria a Sega-AM1, uma das primeiras divisões da empresa para fazer jogos de Arcade, os primeiros desenvolvedores dela foram Hisao Oguchi, Junichi Tsuchiya, Shuichi Katagi, Yoshiki Ooka e Yutaka Sugano.
Entre seus jogos de maior sucesso temos:
- Enduro Racer
- Thunder Blade
- Super Monaco GP
- Shinobi
- Alien Syndrome
- Fantasy Zone
- Altered Beast
- E-Swat
- Golden Axe
- Michael Jackson's Moonwalker
SEGA AM2
Em 1985, a Sega cria a Sega-AM2, divisão interna que chefiada pelo Yu Suzuki que sempre trouxe em seus jogos novas técnologias e técnicas para impressionar os jogadores, os primeiros desenvolvedores a fazer parte dessa divisão foram: Daisuke Sato, Junichi Yamada, Keiji Okayasu, Mika Kojima, Satoshi Mifune, Seiichi Ishii, Takashi Fujimura, Takeshi Isone, Tetsuya Kaku, Toru Ikebuchi, Toshihiro Nagoshi, Yu Suzuki e Yukinobu Arikawa.
Entre seus sucessos tivemos:
- After Burner
- OutRun
- Space Harrier
- Hang-On
- Virtua Racing
- Virtua Fighter
- Daytona USA
- Virtua Cop
- Virtua Striker
SEGA AM3
Criada em 1990, a Sega AM3 não obteve tanto sucesso quanto as outras divisões da Sega, seus primeiros desenvolvedores foram: Atsushi Saito, Junichi Tsuchiya, Kenji Arai, Kenji Sasaki, Tetsuya Mizuguchi.
Seus mais conhecidos jogos foram:
- Star Wars Arcade
- Cyber Troopers Virtual-On
- Manx TT Superbike
- Sega Rally Championship
- Last Bronx
- Decathlete
- Crazy Taxi
História nos Consoles
Em 1983 a Sega resolve entrar no mercado de consoles, lançando o seu primeiro videogame no Japão: o SG-1000, que não teve muita chance já que foi lançado ao mesmo tempo que o Famicom da Nintendo.
Com isso em 1985 a Sega resolveu lançar um novo console que tivesse hardware melhor que o concorrente, dai Nascia o Sega Mark III, conhecido aqui no ocidente como Master System. Infelizmente no Japão ele também não conseguiu fazer sucesso, a forte concorrência do Famicom junto com o contrato de exclusividade de várias desenvolvedoras com a Nintendo impediu o crescimento do Master System por lá, felizmente fora do Japão, mas precisamente na Europa e Brasil o Master System acabou fazendo grande sucesso e obtendo lançamentos até 1998 !
Em 29 de Outubro de 1988 a Sega tenta uma nova investida no mercado de consoles, desta vez com o Mega Drive, trazendo gráficos semelhantes aos fliperamas da época para tentar destronar o Famicom. O Mega Drive obteve bastante sucesso no ocidente ficando com mais de 50% da fatia do mercado norte-americano que até então era dominado pela Nintendo.
No Japão o Mega Drive não chegou a fazer tanto sucesso quanto nos Estados Unidos, tendo dificuldade em disputar com o Nintendo e posteriormente com o Super Nintendo, além do PC Engine que era um console bastante famoso por lá.
Em 22 de novembro de 1994 chega a hora do 32 bits da Sega, o Sega Saturn! Esse console possuía dois processadores de 32 bits e rodava jogos em CD, ele conseguiu de início uma excelente quantidade de vendas no Japão, sendo um dos consoles de maior sucesso da SEGA no território japonês.
Nos Estados Unidos o console não obteve o mesmo sucesso, algumas falhas no departamento de marketing da SEGA acabaram fazendo um lançamento com preço muito maior que o concorrente Playstation, e a dificuldade de achar o console inicialmente nas lojas acabou fazendo com que as vendas iniciais fossem mais fracas do que as obtidas no Japão.
Com isso o Saturn acabou tendo uma biblioteca de jogos excelente no Japão com mais de 1000 jogos, muitos deles não sendo localizados para o ocidente para tristeza dos donos do aparelho, que acabou vendo ele ser abandonado em 1998 para o lançamento do seu sucessor: Dreamcast.
Em 27 de novembro de 1998 saia no Japão o Dreamcast, console de 128 bits lançado para brigar com o Playstation e Nintendo 64, possuindo gráficos poligonais muito superiores ao que era visto até então nos concorrentes, conseguindo ports de jogos superiores aos dos fliperamas, como o fantástico Soul Calibur 2.
O Dreamcast teve uma recepção excelente, sendo bem vendido e tendo jogos excelentes na sua biblioteca como Sonic Adventure, Virtua Tennis, Daytona USA, Resident Evil: Code Veronica, Marvel vs Capcom 2, entre outros.
Infelizmente a SEGA financeiramente não estava bem das pernas, com muitas dívidas contraídas no período do Sega Saturn por várias decisões erradas tomadas nesse período. Mesmo com as boas vendas do Dreamcast, a empresa não tinha mais capital financeiro para se manter no mercado de consoles e em 31 de janeiro de 2001 ela anuncia sua saída, se tornando uma desenvolvedora third part.
Links de Sega
https://en.wikipedia.org/wiki/Sega
https://www.facebook.com/SEGA/
https://www.youtube.com/user/SegaAmerica
https://www.youtube.com/user/SEGA
bdPessoas Importantes
Filtrar por console
Filtrar por gênero
Lista de Jogos (139)

Virtua Fighter Cyber Generation: Judgment Six no Yabou
バーチャファイター サイバージェネレーション ~ジャッジメントシックスの野望~