Pular navegação[1]
Acessar BD Jogos em português Access BD Jogos in english
Voltar ao topo

Don Mattrick

Foto de Don Mattrick

Don Mattrick é programador, designer e produtor executivo, começou sua carreira aos 17 anos fundando a Distinctive Software ao lado de Jeff Sember em 1982, nela Don ajudou a criar os jogos Stunts, Test Drive e 4-D Boxing.

Em 1991 a Electronic Arts acabou comprando a Distinctive e Mattrick foi para a empresa compradora, trabalhando em vários cargos de liderança por durante 15 anos, trabalhando em várias franquias da empresa como Need for Speed, NBA Street e FIFA.

Em julho de 2007 Mattrick se junta a Microsoft, aonde trabalha no cargo de Vice Presidente Senior de videogames, ajudando a empresa a aumentar sua base de jogadores de 10 para 76 milhões, além do numero de inscritos na Xbox Live, de 6 para 48 milhões.

Mattrick foi um dos responsáveis pela criação do Kinect, acessório que vendeu mais de 10 milhões de unidades e que foi considerado a invenção do ano pela revista Time.

Em 2010 Mattrick foi promovido a Presidente de Entretenimento Interativo da Microsoft, ficando responsável por várias áreas de negócios da Microsoft, incluindo o Xbox 360, Xbox Live, Kinect, Música e Videos, além de se reportar diretamente ao CEO da Microsoft Steve Ballmer. 

Em Maio de 2013 Mattrick revelou o novo videogame da Microsoft: O Xbox One, videogame que teria como função não apenas jogos mas ser uma grande central multimídia que ficaria na tv da sala, integrando televisão, jogos e filmes num aparelho só. Infelizmente muitas criticas foram feitas ao novo sistema, a obrigatoriedade de estar sempre conectado a Internet, todos os jogos (incluindo os físicos) ficariam atrelados a conta do jogador não podendo ser revendido ou emprestado, vir com o Kinect 2.0 na caixa, o que aumentou o preço do aparelho deixando-o 100 dólares mais caro que o Playstation 4 e com hardware menos potente que o rival.

Tudo isso acabou desgastando a imagem de Mattrick a frente da Microsoft, fazendo-o com que ele saisse da empresa em julho de 2013. Ele acabou indo para a Zynga, no cargo de CEO da empresa, ficando a frente dela até abril de 2015.

Também conhecido como: Donald A. Mattrick

Nascimento:


Links de Don Mattrick

Empresas Fundadas