Pular navegação[1]
Voltar ao topo

Análise do Sonic Mania

Finalmente um novo jogo do ouriço em 2D como nos velhos tempos

Publicado às por

Quem é fã do Sonic provavelmente conhece as inúmeras comunidades que foram criadas para o ouriço mais rapido do mundo, com o passar dos anos e com lançamentos focados apenas na jogabilidade 3D, várias pessoas resolveram criar novas fases e até jogos completos com o gameplay clássico do Mega Drive.

Entre esses fãs, surgiu o Chistian Whitehead, mais conhecido como "The Taxman", que criou em 2008 o Retro Sonic, usando uma engine totalmente desenvolvida por ele e que conseguia reproduzir bem a fisica encontrada nos jogos do Mega Drive, além de rodar bem no PC e até Dreamcast.

Com o passar do tempo Christan conseguiu uma oportunidade de trabalhar diretamente com a Sega, ao fazer o port do Sonic CD para celulares e consoles, sua engine criada para o Retro Sonic era capaz de rodar tranquilamente nesses aparelhos e assim a Sega resolveu fazer uso dela ao invés de emular como havia feito em outros jogos do Sonic relançados até então.

A boa relação de Whitehead com a Sega foi suficiente para que ela aceitasse uma proposta do programador em criar um novo jogo do Sonic, nomeado de Sonic Mania pelo produtor Takashi Iizuka e que foi lançado nesse mês.

Sonic Mania é tudo que os fãs mais antigos da franquia esperavam ver durante décadas, principalmente para eu que tive o Saturn e ficou frustrado em não ter tido nenhum lançamento de Sonic 2D para ele. 

Sonic Mania

A citação do Saturn aqui não é à toa, graficamente o jogo é um verdadeiro 32 bits, com movimentação, quantidade de pixels e efeitos que não seriam possíveis no Mega Drive, além disso a fase de bonus para pegar a esmeralda é uma boa homenagem ao Sonic R, com personagens poligonais bem parecidos aos que foram vistos nesse jogo. 

Na parte sonora temos o compositor Tee Lopes, que fez um belo trabalho na remixagem de musicas antigas e com as novas musicas que ele compôs. 

 Na parte de jogabilidade ele tem tudo que se espera de um jogo da época do Mega Drive, uma excelente física que permite total controle sobre os personagens durante o jogo, nada ver personagem parar de movimentar depois de um pulo como acontecia no esquecivel Sonic 4.

 As fases também estão ótimas e grandes, em média se demora de 4 a 6 minutos para completar cada fase,  algo que lembra o Sonic CD mas com layout mais fácil de entender, o jogo pode ser completado tranquilamente em 5 horas, o que torna Sonic Mania o maior jogo se comparado com os outros do Mega.

tails no sonic mania

Além do modo principal, temos o modo vs para dois jogadores como tinhamos no Sonic 2, e o Time Attack para quem quiser disputar o melhor tempo com outras pessoas pela internet.

leaderboards do sonic mania

Concluindo, Sonic Mania é uma grande homenagem feita por fãs do personagem para todos os fãs, com remakes de fases do Mega Drive e varios easter eggs de outros jogos da Sega, a introdução feita lá em cima falando do Taxman foi para deixar claro que temos aqui um trabalho feito com carinho e por alguém que conhece bem esses jogos e que trabalhou nele por bastante tempo. 

Agora nos resta torcer para que o sucesso desse jogo nos traga mais jogos 2D desse pessoal que provou ser capaz de fazer um excelente jogo 2D do Sonic.

Prós Contras
Finalmente um jogo 2D do Sonic com física perfeita como os dos originais Pouca variação de fases de bonus, Sonic 3 & Knuckles tinham 3 tipos e este apenas 1.
Trilha sonora excelente  
Várias homenagens a outros jogos da série e da Sega  
Chefes inspirados, certamente são os melhores da série  
Fases longas e com belo layout  
Nota Final: 95